Cifra Club

Como tocar as músicas do Cartola no violão?

Acompanhe este artigo para aprender como tocar Cartola, este lendário mestre do samba brasileiro, no violão!

Cartola tocando violão de óculos escuros
O mestre Cartola marcou o samba para sempre (Foto: Reprodução/Internet)

Quando o assunto é violão brasileiro, não há como não citar o nome de Cartola. Afinal, ele é considerado um dos maiores sambistas da história, dono de composições icônicas e de um singular modo de tocar. Então, hoje vamos te ensinar as principais músicas do Cartola no violão!

Nesse sentido, daremos dicas importantes que vão facilitar e acelerar o seu aprendizado. Em outras palavras, iremos fornecer o caminho das pedras! Porém, você também precisa se dedicar e treinar direitinho, combinado?

Enfim, chegou a hora de aquecer os dedos e empunhar o violão. Bora lá aprender como tocar Cartola!

Dicas de como tocar Cartola

Antes de mais nada, precisamos ter em mente alguns conceitos básicos para tocar as músicas do Cartola. Assim, o primeiro deles é: dê preferência a um violão com cordas de nylon. Dessa forma, você se aproximará bastante da sonoridade de Cartola.


Porém, se você só tiver um violão com cordas de aço, não desanime. É perfeitamente possível aprender as canções listadas abaixo. Isso porque o timbre ficará diferente daquele característico do samba, mas a execução será basicamente a mesma.

Outro ponto importante para quem quer saber como tocar Cartola: toque sem palheta. Sim, ele tocava prioritariamente com os dedos, fazendo levadas e dedilhados muito bonitos.

Então, mesmo que você não esteja acostumado a tocar sem o acessório, encare como uma oportunidade de aprimorar a sua técnica.

Músicas do Cartola para tocar no violão

Em seguida, listamos algumas das principais músicas do Cartola. Ao mesmo tempo, pontuamos os principais desafios de cada canção. Como resultado, você saberá para quais aspectos precisará dar mais atenção nessas faixas.

1. Preciso Me Encontrar

Preciso Me Encontrar está no tom de Dm e apresenta uma harmonia bastante rica. Acordes diminutos, com sextas, sétimas, baixos invertidos… Mas não se assuste, pois a maioria tem formas simples. Além disso, há pouquíssimas pestanas.

Primeiramente, a música tem um dedilhado que é realizado de forma bastante livre. Dessa maneira, ao ouvir a gravação original, perceba como ele varia o andamento e as dinâmicas para gerar maior expressividade.

Ao mesmo tempo, a levada principal não é das mais difíceis e se mantém praticamente constante durante boa parte da canção. A seguir, confira a nossa videoaula da faixa:

2. O Mundo É Um Moinho

A faixa está na tonalidade de A e apresenta mais de 20 acordes diferentes. Dessa forma, vai levar um tempinho para memorizar as progressões de cada parte, mas não é nada que a prática não resolva. 

Nesse contexto, O Mundo É Um Moinho é uma ótima música para treinar o dedilhado, já que o andamento é lento na primeira parte. Ou seja, você terá tempo para focar na execução, sem se afobar. 

Por outro lado, quando entram os demais instrumentos, o violão faz algumas passagens bem criativas nos bordões, as famosas “baixarias”. Então, seja preciso em todas as notas, ok?

3. As Rosas Não Falam

Se você tirou direitinho as músicas anteriores, já deve ter percebido a marca registrada das músicas do Cartola. Isto é: belas harmonias, variações de acordes, dedilhados e frases nas cordas graves. 

As Rosas Não Falam não foge à regra. No tom de Dm, possui 16 acordes no total, mas poucos têm pestana. Em relação às baixarias, é necessário ter pegada e tocar cravado no tempo para gerar o impacto necessário. Embora leve tempo para isso, temos certeza de que você vai chegar lá!

Aqui, também há a opção da videoaula simplificada para você. Então, se tiver dificuldades, não deixe de assisti-la, certo?

4. O Sol Nascerá

Essa música tem um andamento mais acelerado do que algumas das anteriores, então você precisa ter atenção redobrada. Por outro lado, a faixa é bem curtinha. Menos mal!

Os acordes de O Sol Nascerá estão no tom de C. Nesse sentido, a levada deve ser feita da seguinte forma: o polegar toca os bordões, enquanto os dedos indicador, médio e anelar ficam com as cordas primas. 

Além disso, na introdução há um violão complementar, que faz uma espécie de solo na região grave. É bacana você aprender essa parte também!

5. Alvorada

Embora esteja no tom de Eb, Alvorada conta com apenas dois acordes com pestana. Em contrapartida, vários deles têm montagens e intervalos pouco usuais. Portanto, preste bastante atenção nos desenhos dos acordes lá na cifra.

Falando do aspecto rítmico, a levada é típica de samba. Logo, dê atenção especial às mudanças de acordes, para que as notas não saiam mascadas, mas sim claras e bem definidas.

6. Corra e Olhe o Céu

Aqui, os maiores desafios são as frases nos bordões. Tirando isso, você não deve ter grandes dificuldades em Corra e Olhe o Céu.

Já adiantamos que nenhum dos 14 acordes tem pestana, além de não serem dos mais complexos. Nesse sentido, a música está na tonalidade de D e tem uma levada básica e contagiante.

7. Acontece

Logo na introdução, repare como os baixos dos acordes fazem uma descida cromática bem interessante. Muitas músicas usam esse artifício, sabia? Portanto, aprender esse truque vai te ajudar a melhorar musicalmente. 

Ao mesmo tempo, você vai notar que o violão mescla a harmonia com frases na região aguda. Em outras palavras, há pequenos solinhos entre os acordes. Mas se você é iniciante, ignore esses trechos por enquanto. Aprenda a harmonia e o dedilhado básico primeiro. 

Acontece está no tom de C e tem mais de 20 acordes em sua cifra. Com a prática, você naturalmente vai memorizar as progressões. Então, não tem outra saída: treine muito. 

Pronto, agora você sabe como tocar Cartola no violão! Definitivamente, ter músicas do artista em seu repertório é uma grande forma de fazer sucesso nas rodinhas de violão.

Afinal, quem não admira o mestre Cartola, não é mesmo? Além disso, temos certeza de que seus conhecimentos musicais e sua técnica foram aprimorados ao aprender essas canções. 

Falando em conhecimentos, uma ótima forma de evoluir mais rápido no violão é fazendo parte do Cifra Club Academy, a nossa plataforma de cursos musicais online!

Então, por um preço justo, você estuda o instrumento por um método eficiente, respeitando o seu próprio ritmo. Não perca tempo e estude conosco!

Cifra Club Academy

Por fim, não deixe de mandar o link deste artigo para seus colegas que também tocam violão, beleza? Assim, mais pessoas poderão prestigiar a obra deste incrível sambista brasileiro.

Foto de Fernando Paul

Fernando Paul

Jornalista musical, com mais de 10 anos de experiência na área. Toca guitarra, violão e baixo, além de estudar mixagem de áudio. Já acompanhou cantores, tocou em casamentos e integrou bandas de rock e grupos de louvor. Escreve para o Cifra Club desde novembro de 2021.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK